quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mitos da fotografia digital

Algumas coisas que precisa saber sobre fotografia digital:

1) O valor de megapixels não é o fator mais determinante na qualidade de uma foto - Se você comprou uma máquina fotografica destas tipo compacta, com 8, 10, 12 ou mais megapixels, não se iluda achando que fará ótimas fotos por causa disso. O sensor, responsável por transformar a luz em imagem digital, de uma câmera compacta é muito pequeno, e por isso tem pouca qualidade, mesmo com 12 ou mais megapixels.

2) Máquinas digitais não tem vida eterna - Você comprou uma máquina digital e achou que agora sim iria poder fotografar o quanto quisesse sem se preocupar em gastar com filmes fotográficos. Tem razão em parte. Não gastará com filmes fotográficos mas sua máquina não durará para sempre. As máquinas digitais tem um número "x" de clicks possíveis sem que se perca qualidade. Em média de 50.000 a 250.000 clicks, dependendo da máquina, e por isso é bom saber que a partir daí seu sensor pode pedir aposentadoria.

3) Máquinas digitais não fazem fotos boas sozinhas - É, não adianta comprar a máquina digital mais cara do mercado achando que ela fará suas fotos melhorarem. Se você não tiver um conhecimento básico de como fazer esta máquina funcionar direitinho, o máximo que vai conseguir são fotos razoáveis e totalmente ao acaso usando o automático.

4) Não se passa o photoshop - O Adobe Photoshop é um programa para edição de fotografias e nele existem ferramentas e plugins que você pode utilizar para melhorar e transformar suas fotografias, como no tratamento e correções de imperfeições na pele, por exemplo. Porém, deve ter cuidado, já que ele é um editor completo mas também complexo, e que, portanto, demanda algum estudo e tempo para usá-lo com propriedade, evitando os exageros tão cometidos por aí a fora.

5) Não é porque é digital que é mais barato - Pelo contrário... As pessoas hoje tendem a achar que por ser digital a fotografia é mais barata mas se enganam redondamente. Como eu disse antes, o sensor das máquinas digitais tem um número "x" de clicks o que, por si só, já torna a fotografia digital cara, pois um sensor ou máquina novos não são baratos e precisam ser trocados de tempos em tempos, ao contrário das antigas analógicas. Somando a isto o tempo de edição, o custo dos programas, computadores, pessoal capacitado, e "n" outros fatores, podemos afirmar com toda a certeza que a fotografia digital é realmente mais cara que a antiga analógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário