sábado, 10 de julho de 2010

Papel da Fotografia

Pessoal.. sei que prometi falar sobre a o editorial da revista mas devido a alguns acontecimentos me deparei com mais um papel importante da fotografia e gostaria de comentar agora.
Bom... para que serve uma fotografia? acho que talvez o grande papel da fotografia é o de emocionar, de nos fazer sentir, como toda arte, e me deparei com esta situação a pouco. Olhando algumas fotografias senti a necessidade de apagar uma delas... por quê? Porque a fotografia aqui me serviu como remédio pra memória. Justamente no momento em que eu não queria ali estava ela, a fotografia, pra lembrar-me de algumas coisas que não desejava lembrar. Trouxe-me amor, ódio, paixão e decepção em apenas alguns segundos em que fiquei olhando pra ela. Depois toquei-me que culpa não era dela, da fotografia. Ela estava somente cumprindo com o seu papel fundamental. Hoje ela me trouxe a tona estes sentimentos e provavelmente ela me trará outros no futuro. Foi simplesmente por isso que resolvi não deletá-la.

Um comentário:

  1. Sim, este recorte de realidade (a foto) consegue trazer consigo, além de formas e cores... os sentimentos... lembranças,,, vivências, atribuindo para a fotografia um poder subjetivo.
    Talvez, também por isso, que muitos querem ser fotógrafos (controladores destes modos de ver) e muitos querem ser fotografados (estarão fazendo parte deste sentimento).

    ResponderExcluir