domingo, 18 de julho de 2010

Ruído!


Por muitas vezes chamamos um som ruim, ou som que nos importuna de ruído! Pois o mundo da imagem, assim como o do áudio, também compreende o tal ruído. Sabem quando tiramos uma foto e vemos aquele monte de pequenos quadrados que prejudicam a nossa imagem? Pois é... aí estão os famosos ruídos. Os ruídos são produzidos de diferentes formas, em cor ou pela luminosidade, na fotografia analógica e digital. Na digital, eles geralmente aparecem nas regiões mais escuras da imagem e na analógica nas regiões mais claras, mas ambas podem revelar ruídos em alto ISO. Isto pode estar claro para muitos, mas ainda causa dúvidas e dificuldade de adaptação e transição da fotografia analógica para a digital por alguns profissionais. Na fotografia analógica, tínhamos como princípio expor a foto de modo correto ou, em caso de dúvida, tendendo para a subexposição, já que na revelação poderíamos tornar a foto mais clara sem trazer ruídos para a imagem. Na fotografia digital isso se inverte, ou seja, nossa exposição tem que partir da correta para a super exposição, pois são as regiões de altas luzes que não produzem ruídos, sempre tomando cuidado para evitar o "estouro", o que ocasionaria a perda de dados da imagem. Desta forma, através do uso de softwares editores, podemos transformar nossa foto clara demais em uma bela imagem sem correr risco de ruídos indesejáveis.
Aqui está um motivos pelo qual a quantidade de megapixels pode não ser relevante na qualidade da imagem, e sim o contrário. O ruído pode ser produzido ao espremermos muitos megapixels em sensores de tamanho reduzido, e isso pode tornar nossa imagem ruim. Então aqui vão duas pequenas dicas:
1 - não comprem câmeras, principalmente compactas, pelo número de megapixels e sim pela qualidade que o sensor, lente e outros recursos lhe trarão;
2 - ao fotografar com uma câmera digital sempre prefira imagens mais claras ou super expostas as mais escuras ou subexpostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário